Mas afinal, o que é Serigrafia?
Serigrafia, também divulgado como silk-screen ou impressão de tinta na tela, é um processo de impressão à base de estêncil onde a tinta é forçada por intermédio de um nylon fino para o substrato inferior dela.
As telas foram feitas originalmente de seda e também, por este motivo, o nome de origem grega = seri(seda) e gráfia(escrever ou desenhar).
A serigrafia, também conhecida como silk-screen, é nos dias de hoje o processo mais utilizado para estampar peças como camisetas, moletons, jeans, etc.
O principal motivo de essa ser uma técnica predominante na indústria da estamparia é o imenso leque de opções que ela abre. Ao longo dos anos os fabricantes de tintas e demais insumos vem fazendo lançamentos de produtos inovadores que vem dando novos ares ao já centenário silk-screen.
Atualmente, as telas são desenvolvidas em poliéster ou nylon, finamente tecidas.
O 6 Passos do Processo da Serigrafia
Neste tópico descrevo para você as etapas deste processo secular, porque acredito que todo empreendedor deve pelo menos ter noção de como suas criações são estampadas em roupas e também semelhantes.
1º Estampa
Tudo inicia com o trabalho do designer, que geralmente junto com o estilista da peça estuda qual vai ser estilo da estampa, as cores, o classe, os efeitos, a localização, etc. Fundamentado neste planejamento o desenhista / designer produz a arte da estampa, esta parte do processo é chamada de criação de arte
2º Separação / seleção de cores
A arte (ou desenho, se preferir) é criada frequentemente em softwares de ilustração vetorial assim como o Coreldraw e o Illustrator. Após pronta deve ser feita a separação de cores, porque a serigrafia exige que qualquer cor seja gravada em uma matriz diferente, a fim de que, quando estampadas todas juntas formem a figura colorida.
3º Impressão dos fotolitos / negativos
Agora é chegada a hora de imprimir os fotolitos (também chamados por alguns de negativos, vegetais, poliéster, ou papel mesmo). A qualidade da separação de cores e também dos fotolitos vai intervir diretamente na qualidade da estampa.
De nada vai adiantar uma arte muito bem trabalhada se as cores não encaixarem perfeitamente na hora de serigrafar
4º Gravação das matrizes
Após impressos os fotolitos, os mesmos são enviados a serigrafia para a gravação das matrizes. Matrizes nada mais são que quadros de metal e/ou madeira com uma tela muito esticada, onde é passada uma emulsão fotossensível que em contato com uma fonte de iluminação UV endurece onde não está o fotolito, deixando deste modo a revelação da arte do fotolito na matriz
No vídeo inferior você pode ver o laboratório de gravação das matrizes da Agabê, assim como um pouco de sua sala de impressão.
5º Preparação dos insumos
Nessa etapa ocorre a preparação do material empregado na estampa. É feito o registro das matrizes a fim de que o encaixe seja perfeito, as cores são misturadas, os rodos preparados, etc…
6º Impressão
E é agora que a mágica ocorre: sua arte desenhada em computador se transforma em algo real, impresso sobre uma roupa.
Agora é com você: precisa de ajuda para fazer suas estampas?
Nós da Stampart Recife trabalhamos com a serigrafia em camisas e bolsas ecológicas. Temos como público alvo atingir revendedores de produtos(camisas ou bolsas) e/ou pessoas que querem dar um passo a mais e montar uma marca de roupas(camisas).
Atualmente trabalhamos apenas com camisas e bolsas mas estamos pensando em aumentar esse leque de produtos o mais breve possível.
Por fim, ficaremos felizes em poder lhe ajudar de alguma forma e qualquer dúvida: